Passo a passo para definir a diária do seu imóvel por temporada

Passo a passo para definir a diária do seu imóvel por temporada

  1. Esteja por dentro das novidades do mercado imobiliário

O aluguel por temporada no Brasil tem tomado cada vez mais espaço e sendo visto por proprietários como fonte de renda extra. Ou seja, além de o proprietário ganhar dinheiro com o aluguel, ele ainda pode usufruir do imóvel quando bem desejar.


Mas antes de começar a rentabilizar, é importante estar por dentro das principais tendências e novidades do mercado imobiliário para precificar corretamente. Confira nosso post sobre como está se comportando o mercado imobiliário durante a pandemia


  1. Calcule todos os gastos e custos

Aqui você precisa entender a diferença entre custo e gasto. Exatamente! Eles não significam a mesma coisa.


Segundo o dicionário “Novo Aurélio”, gasto é aquilo que se gastou ou consumiu, ou seja, que houve dispêndio de dinheiro para adquirir algum produto ou serviço. Já o custo pode ser considerado um gasto quando não for utilizado para produção de outros bens. Por exemplo: o consumo de água utilizado para tomar banho é um gasto. Quando a água for utilizada na máquina de lavar, ela passará a ser um custo para utilização de outro bem.


Calcule todos os seus custos mensais. Eles podem ser fixos como, por exemplo, condomínio, IPTU, Internet, ou variáveis como água, gás e eletricidade. No caso dos custos variáveis estime uma média mensal. A rentabilidade do aluguel de temporada deve sempre buscar superar o custo total mensal.


  1. Verifique a taxa de ocupação do imóvel

Observe sua taxa de ocupação para os próximos dias, e em caso de iminente desocupação de datas, aplique pequenos descontos progressivos para atrair hóspedes de última hora. Quase sempre é melhor garantir alguma receita do que o imóvel ficar desocupado e sem receita.


Identifique datas ou temporadas especiais que podem aumentar a demanda por aluguel de temporada como feriados locais ou nacionais, férias escolares, eventos locais, e alta estação. Analise o mercado e utilize preços diferentes conforme demanda de hóspedes e ofertas no mercado

Com isso bem definido, você pode estabelecer uma meta para ocupação anual e calcular um valor médio de diária para ser utilizado durante o ano. Aplique estratégias como mínimo de diárias por reserva, diferenciação de tarifas entre dias da semana e fim de semana, e descontos em reservas mais longas. Isso ajudará a melhor ocupar o calendário com reservas maiores.


  1. Considere a localização e qualidade da propriedade

Você deve levar em consideração alguns aspectos bastante importantes na precificação do aluguel. O imóvel fica próximo a praia? Quantos hóspedes o espaço acomoda confortavelmente ou quantas pessoas você irá permitir durante a estadia? O condomínio possui área de lazer com piscinas, parquinho infantil e academia?


Tudo isso será relevante na hora de definir o valor da diária. Além do que, é importante procurar sobre a rentabilidade da região onde sua propriedade está localizada.



  1. Procure uma empresa especializada em gestão de imóveis por temporada

Mesmo que você tenha entendido e aprendido sobre o que levar em consideração na hora de definir o valor do aluguel, é importante buscar ajuda de empresas especializadas no assunto em questão. 


Nesse contexto, surgimos para reduzir o trabalho e as preocupações dos proprietários na gestão dos seus imóveis. Disponibilizamos um sistema de atendimento completo, desde o processo de planejamento do anúncio do imóvel - inserido nos principais canais de reserva - até a parte operacional da locação, com o atendimento e suporte total aos hóspedes.

 

No ano de 2020, registramos um crescimento significativo. Só no mês de dezembro, o número de reservas teve um aumento de 80%, quando comparado a novembro. Além das reservas, tivemos também um crescimento na base de apartamentos, com um avanço de 60% em apenas um único mês.


Precisando de ajuda com a gestão do seu imóvel? Conte com a Apartio!


Nosso objetivo é ajudar proprietários a rentabilizar seus imóveis, oferecendo uma experiência incrível de hospedagem.

Somos uma empresa de alto crescimento apoiada pela BigBets no Brasil e a Y Combinator nos EUA, uma das maiores aceleradoras de empresas do mundo, que já investiu no Airbnb, Rappi e muitas outras.