5 dicas para começar a alugar um imóvel por temporada

5 dicas para começar a alugar um imóvel por temporada

1 - Faça uma vistoria


Antes de tudo, você deve fazer uma vistoria completa no local para listar e analisar se a sua propriedade possui algum problema estrutural e/ou necessita de reparos. Isso pode ser um fator decisivo no momento de fechar a locação.


Seja detalhista e pense a longo prazo


Imagina um detalhe passar despercebido e daqui a alguns meses, ele se tornar um problema maior e mais caro para resolver? Ou até mesmo uma falha simples não ser considerada e a longo prazo se tornar um bicho de sete cabeças?


Alugar um imóvel sem antes fazer reparos estruturais será frustrante, tanto para você quanto para o inquilino, por alguns motivos:


  • o valor do aluguel será menor do que se a propriedade estivesse em condições perfeitas;

  • o inquilino ficará insatisfeito, podendo cancelar a reserva, em um cenário mais preocupante;

  • futuramente, o valor dos reparos poderá ser maior do que seria se fosse resolvido de imediato;

  •  a chance de locação certamente será menor.


A dica é: liste tudo o que precisa ser melhorado ou consertado e comece o mais rápido possível. Quanto antes você solucionar, mais rápido vai rentabilizar. 




2 - Invista na estrutura 


Após definir tudo o que precisa ser feito, agora é o momento de investir na estrutura. Você pode começar buscando alguns orçamentos, mas sem esquecer da qualidade dos produtos.


Depois de solucionar os problemas mais críticos, considere realizar uma reforma estética, como pintura, ajuste de portas, pias, entre outros itens. Apostar na decoração do ambiente também é bastante relevante para o momento de negociar e fechar a locação.



3 - Pesquise se vale a pena recorrer à um agente imobiliário 


Existem alguns benefícios de optar por um agente imobiliário para cuidar do seu negócio. Por exemplo, você ficará livre de toda burocracia, desde a etapa de confirmar reserva até o check out dos hóspedes. Também não precisará se preocupar com o atendimento aos hóspedes durante a estadia, nem com a divulgação da sua propriedade, visto que isso fica sob responsabilidade do serviço imobiliário.


Por que a Apartio?

 

Diferente de outras startups de aluguel por temporada, que exigem exclusividade no uso do imóvel, nós oferecemos um trabalho distinto para o proprietário que, além de alugá-lo, também pode utilizá-lo em momentos pontuais.

 

Antes de assinar o contrato, o proprietário pode escolher quantas vezes por mês ele gostaria de usufruir do espaço, e já deixamos as datas agendadas para que ele possa curtir seu imóvel sem afetar sua rentabilidade. Além disso, também oferecemos uma rica interface para que o proprietário tenha controle das reservas realizadas em sua propriedade e acompanhe os rendimentos.



4 - Defina um preço justo e competitivo 


Se optar por um serviço imobiliário para decidir o valor do aluguel, você poderá entender melhor o mercado e algumas variáveis, como localização, taxa de ocupação e preço médio da região. Na Apartio, por exemplo, nós realizamos a precificação dinâmica das diárias utilizando um algoritmo que monitora o mercado e demanda para garantir a melhor rentabilidade.


Já a precificação sem um mediador especializado, geralmente considera-se o valor do imóvel e suas despesas comuns.



5 - Aposte na divulgação 


De 0 a 10, quanto você considera uma placa de “Aluga-se” uma boa forma de divulgação?


Aqui é o momento de apresentar seu imóvel da melhor forma, seja em jornais ou na internet. Anuncie a propriedade com boas fotos, - se julgar necessário, contrate um fotógrafo profissional -, trabalhe no texto de divulgação do anúncio de forma transparente para que não haja quebra de expectativas entre você e o locatário.


Na Apartio, trabalhamos toda a divulgação profissionalmente, desde o registro das imagens até a apresentação dos anúncios nos melhores canais digitais.


Quer começar a rentabilizar o seu imóvel mas não sabe como? Entre em contato com a gente e nós iremos te ajudar.